Produzir cordas, varais, telas de alambrado e até mesmo vassouras, a oficina de reciclagem promovida pelo Greenpeace do Cerrado, nesta terça-feira, das 8h30 às 11h, na Uberlândia Refrescos, mobilizou pessoas da comunidades e colaboradores convidados a transformarem matéria-prima em manufatura.

O que foi tratado durante a oficina faz parte do projeto Veredas de Plástico, uma idealização do Greenpeace do Cerrado, com foco em empoderar famílias em estado de vulnerabilidade social e apresentar a elas um ofício para mudar esta realidade.

Reynaldo Brito, Rose Carla Oliveira e Tais Costa, do Greenpeace do Cerrado

De acordo com Reynaldo Brito, coordenador de projetos do Greenpeace do Cerrado, o contexto pesquisado demonstrou uma realidade alarmante, e o Veredas de Plástico surgiu como uma ação de urgência, para mudar o quadro de crise para um de oportunidades. “Nosso objetivo é integrar a todos para que haja soluções inovadoras em prol do meio ambiente”, destacou. Ainda, segundo Reynaldo, aplicar a oficina na Uberlândia Refrescos contribui para que o conhecimento seja repassado e, melhor ainda, que a consciência ambiental seja colocada como prioridade em nossas vidas.

Vanessa Duarte, agente comunitária

Para a participante da oficina, Vanessa Regina Rodrigues, que trabalha como agente comunitária de saúde, o dia foi muito proveitoso. “Fiquei muito alegre por aprender algo que não sabia. Realmente, me surpreendi com a mensagem repassada, por isso, é muito importante transmitirmos esse conhecimento, com base na proteção do nosso meio ambiente”, destacou.

Irlane Passos, bibliotecária

A bibliotecária, Irlane da Silva, achou muito interessante o trabalho desenvolvido durante a oficina. “Trabalho com crianças na periferia e muitos pais são catadores de materiais que podem ser reciclados. Com certeza, coletam os materiais para vender, mas se soubessem das opções de transformação desse material, com certeza, estariam aqui”, disse.

Assim incrementa o gerente de Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente da Uberlândia Refrescos, Adão Silva, “a oficina demonstra a importância de estarmos distribuindo conhecimento sobre as práticas de reuso possíveis para materiais, neste caso, o PET, porém, o que ficou evidente é a necessidade de inovarmos para criação de soluções e oportunidades tanto para o meio ambiente, quanto para sociedade”, pontuou. “A Semana do Meio Ambiente vem para reforçar o compromisso da Uberlândia Refrescos, que desenvolve seu programa ambiental e participa ativamente de ações com parceiros, visando sensibilizar diversos públicos e contribuir de forma direta com a visão da Coca-Cola, que até 2030, reutilizarmos 100% dos resíduos produzidos”, finalizou.

Adão Silva

Sobre a Uberlândia Refrescos

A Uberlândia Refrescos é uma franquia da marca Coca-Cola, instituída no ano de 1976 em Uberlândia – MG, com unidades de negócio em Patos de Minas e Uberaba. Sua área de atuação abrange as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A empresa atende em torno de 3,2 milhões de consumidores e 25 mil clientes, empregando aproximadamente 1.300 colaboradores diretos e 800 indiretos. É reconhecida no mercado por sua transparência e ética nos negócios.

O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos, dentre eles, o prêmio Indústria Sustentável pela FIEMG, Prêmio Qualidade Coca-Cola, Prêmio Quality Brasil, Melhores Empresas para Trabalhar, pelo Great Place To Work; Prêmio Compliance Brasil, Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), esses e outros, além de deter certificações nas ISO’s 9001, 14001, OHSAS 18001, FSSC 22000 e a certificação LEED Platinum, que reconhece construções baseadas em obras sustentáveis. Detém também os selos Solar (Instituto Ideal), Empresa Amiga da Criança (Fundação Abrinq), Empresa Cidadã (CDL Uberlândia) e Empresa Solidária (FIA Patos de Minas).

 

Conheça mais sobre:

Projeto Veredas de Plástico

Mundo sem Resíduos, da Coca-Cola.

 

Serviço

Oficina de Reciclagem com Greenpeace

Data: 04.06 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 11h

Local: Uberlândia Refrescos – Rua Ceará, 3195, bairro Custódio Pereira