O Programa Reciclou Ganhou, da Uberlândia Refrescos, completou em 2017, 15 anos de atuação. Com o propósito claro de atuar na comunidade disseminando os conceitos sobre sustentabilidade, a Uberlândia Refrescos finalizou no dia 18 de dezembro, a Gincana da Sustentabilidade, que faz parte do programa citado.

Para incentivar os participantes do Programa Reciclou, Ganhou às práticas de coleta seletiva e educação ambiental, foi realizado a Gincana da Sustentabilidade 2017, na qual os participantes realizam a arrecadação de resíduos como o PET e Alumínio, contemplando a prática dos 4 R´s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). A ideia da Gincana é criar uma competição saudável entre os inscritos e contribuir com a coleta dos resíduos.

A Gincana teve início no dia 03 de abril e encerramento das atividades no dia 30 de novembro. Através da Gincana da Sustentabilidade foi possível atingir aproximadamente 6.621 alunos, na faixa etária de 3 a 17 anos. Dentre escolas estaduais, municipais, particulares e ONGs:

1.       Escola Aconchego da criança

2.       CEAC – Centro Evangélico de Apoio à Criança

3.       Centro Educacional de Formação São Francisco de Assis

4.       Lar Fabiano de Cristo

5.       Centro Educacional Maria de Nazaré

6.       Instituto Educacional Clubinho da Criança

7.       Escola Estadual Angelino Pavan

8.       Escola Estadual Conjunto Habitacional Cruzeiro do Sul

9.       Escola Estadual do bairro Maravilha

10.   Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra

11.   Escola Estadual Professora Alice Paes Lemes

12.   EMEI Professora Edna Aparecida de Oliveira

13.   EMEI Professora Rosângela Borges Cunha

14.   Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves

15.   Escola Municipal Odilon Custódio Pereira

16.   Escola Municipal Professora Maria Regina Arantes Lemes

17.   Lar Espírita Maria Lobato de Freitas

18.   Mãozinha de Ouro

Foram realizadas várias atividades como palestras, dinâmicas, oficinas de reciclagem dentre outras pela Uberlândia Refrescos para incentivar e demonstrar a importância da coleta seletiva, na ocasião foram abordados também temas relacionados ao consumo consciente de água e energia.

Para que as escolas e instituições pudessem participar da Gincana as mesmas deveriam estar cadastradas no Programa Reciclou Ganhou e cumprir algumas atividades que seriam demonstradas posteriormente em forma de exposição e avaliadas pela equipe da Uberlândia Refrescos.

As atividades propostas pela Uberlândia Refrescos foram desenvolvidas para mobilizar os alunos para a reciclagem de PET/Alumínio através de temas e atividades de Educação Ambiental, de modo a valorizar a criatividade, a atitude e a importância da coleta seletiva para o desenvolvimento e qualidade de vida e também chamar atenção e despertar a consciência ambiental para a temática do consumo sustentável dos recursos naturais.

Foram reciclados, aproximadamente, quatro toneladas de resíduos: três toneladas de PET e uma tonelada de latinhas de alumínio. A média foi de 1,63 kg de resíduos reciclados por aluno.

A reunião de encerramento foi realizada na Uberlândia Refrescos no dia 18 de dezembro, com representantes de cada escola e instituição participante. Na ocasião, foram divulgados os vencedores da competição:

·         1º lugar: Lar Espírita Maria Lobato

·         2º lugar: Centro Educacional Maria de Nazaré

·         3º lugar: Aconchego da Criança