Na noite desta quinta-feira, 27.06, a Uberlândia Refrescos foi reconhecida com o 1º lugar na categoria “Gestão Integrada (Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente e Qualidade)”, do IV Prêmio Compliance Brasil. A cerimônia foi realizada na capital mineira, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais – SICEPOT-MG. Ao todo, mais de 2.300 companhias de todo o país, de médio e grande porte, concorreram à honraria em dez categorias.

Representando a empresa, o CEO, Alexandre Biagi, recebeu em mãos o prêmio e destacou o momento ímpar deste reconhecimento. “Competir com mais de 2300 empresas nacionais e ser destacado em gestão integrada, com certeza, é um grande motivador para a Uberlândia Refrescos. Nós temos na gestão de processos um importante zelo com o cumprimento de normas e requisitos. Fomos além com as metas e a legislação, mantendo com o mercado, uma postura ética e de transparência. Ressalto essas características, pois com toda a certeza, somos lembrados por elas. O Prêmio Compliance ressalta os nossos esforços e motiva outros a trilharem o mesmo caminho, garantindo mais segurança e comprometimento nos negócios”, afirmou Alexandre.

O Prêmio

Além de valorizar, incentivar e reconhecer, o prêmio reforça a cada edição o comprometimento de empresas que são consideradas referência em atendimento a leis e legislações aplicáveis ao negócio. A cada ano, é possível identificar companhias que criaram metas de curto e médio prazo, com o objetivo de facilitar o cumprimento das normas. Consequentemente, elas ampliam a chance de ser contemplada em edições futuras da premiação.

Metodologia

Os vencedores foram conhecidos a partir de metodologia baseada em dados disponibilizados pelas empresas no SOGI, software de gestão e monitoramento legal com banco de dados com mais de 100 mil requisitos legais. Para tal, levou-se em conta a legislação de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, energia e segurança de alimentos e outros. Na etapa seguinte, as informações foram minuciosamente checadas por uma equipe de auditores, que validaram as informações do sistema com o que viram durante suas visitas a cada uma das empresas sempre com o objetivo de garantir a qualidade, o padrão e a veracidade das informações.

Vencedoras:

Categoria Gestão Integrada**

1º Uberlândia Refrescos (Coca-Cola)

2º BH Airport – Confins

3º Menezes e Filho

 

Categoria Energia*

1º Comau

 

Categoria Cadeia Logística*

1º DP World

 

Categoria Responsabilidade Social*

1º Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola)

 

Categoria Qualidade*

1º Nestlé

 

Categoria Segurança de Alimentos

1º Nestlé

2º Duas Rodas Industrial

3º Refrescos Bandeirantes (Coca-Cola)

 

Categoria Resíduos

1º CCPR (Itambé)

2º Ecoporto Santos

3º Magnetti Marelli

 

Categoria Saúde e Segurança

1º Mondelez

2º Monsanto

3º Lear do Brasil

 

Categoria Meio Ambiente

1º Renault do Brasil

2º Kanjiko

3º Tarkett Brasil

 

Categoria Inovação

1º Cargill

2º SPDM

 

*Nestas categorias, nenhuma finalista alcançou a pontuação para as homenagens de 2º e 3º lugar.

**Categoria mais importante do prêmio, na qual as empresas vencedoras ficaram entre os três primeiros lugares em três ou mais categorias.

Sobre a Uberlândia Refrescos

A Uberlândia Refrescos é uma franqueada do Sistema Coca-Cola, de capital 100% nacional, instituída no ano de 1976 em Uberlândia – MG, e se destaca por ter uma gestão preocupada e atuante com a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança de Alimentos e Segurança e Saúde Ocupacional. Por isso, é certificada nas normas internacionais: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e FSSC 22000 (Segurança de Alimentos). Fazem parte da empresa uma fábrica engarrafadora e um centro logístico em Uberlândia, escritórios em Araguari, Frutal, Monte Carmelo, Patrocínio e São Gotardo; unidades em Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba; distribuidores autorizados em Iturama, João Pinheiro e Paracatu; fabricando produtos da marca Coca-Cola e distribuindo produtos da Leão, Heineken e Verde Campo pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos, dentre eles, o prêmio Indústria Sustentável pela FIEMG, Prêmio Qualidade Coca-Cola, Prêmio Quality Brasil, Melhores Empresas para Trabalhar, pelo Great Place To Work; Prêmio Compliance Brasil, Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), esses e outros, além de deter a certificação LEED Platinum, que reconhece construções baseadas em obras sustentáveis. Detém também os selos Solar (Instituto Ideal), Empresa Amiga da Criança (Fundação Abrinq), Empresa Cidadã (CDL Uberlândia) e Empresa Solidária (FIA Patos de Minas).