Na semana de comemoração do Dia Mundial da Água, a Uberlândia Refrescos, para incentivar a preservação deste recurso, promoveu ações internas e externas entre os dias 18 e 23 de março.

A primeira ação realizada aconteceu no Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos. Os colaboradores da distribuição participaram de um Quizz, com perguntas referentes às práticas da Uberlândia Refrescos em relação ao uso e aos cuidados necessários com este recurso natural em nosso dia a dia. Essa ação também foi realizada com todos os colaboradores da empresa.

Nas ruas de Uberlândia foi realizada com os motoristas blitz educativa, com a presença de colaboradores da Uberlândia Refrescos e parceiros entregando panfletos, com importantes dicas contra o desperdício da água.

No dia 22 foi realizada uma palestra sobre o modelo de construção do novo CD, que segue requisitos da certificação LEED, que trata-se de um padrão para construções sustentáveis. Estiveram presentes na palestra representantes de órgãos públicos como prefeitura, polícia de meio ambiente, IEF – Instituto Estadual de Florestas e estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia. A supervisora de meio ambiente da Uberlândia Refrescos, Patrícia Marina, foi a responsável por conduzir a palestra e apresentar a estrutura do novo Centro de Distribuição, com uma visita.

O vereador, Helio Ferraz de Oliveira, mais conhecido como Baiano apontou o episódio como um marco, pois, a ação da Uberlândia Refrescos contribui para a parceria público-privada e aproxima a população de iniciativas em prol do meio ambiente, em especial, a preservação da água. “Queremos que essa ação seja um exemplo para outras empresas, pois, demonstra que a iniciativa privada não busca o benefício próprio, mas contribui grandemente para a sociedade”, disse Baiano.

Para o major, Davi de Brito Junior, a frente da 9ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, o Dia Mundial da Água é uma data muito importante, pois faz com que nós refletimos com mais intensidade sobre o assunto. “Todas as ações e a estrutura da Uberlândia Refrescos demonstram o valor dado para a preservação da água. Suas práticas inovadoras e modernas, possibilitam o desenvolvimento com sustentabilidade e a gente se sente mais motivados e esperançosos”, declarou.

“Eu fiquei maravilhada com a estrutura desse novo Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos e eu acredito que todas as empresas deveriam ter esse olhar voltado para o meio ambiente, de investir em técnicas e tecnologias que venham proporcionar um bem-estar, não só porque eles estão investindo somente na produção, não estão preocupados só com o retorno próprio, mas de maneira geral, porque no final das contas todo mundo sai beneficiado.”, disse Lorena Crepaldi de Campos, gestora ambiental da prefeitura de Uberlândia.

O encerramento da semana da água se deu numa parceria entre a Uberlândia Refrescos com a Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, no dia 23.03. A ação consistiu em um trabalho de campo com distribuição de panfletos informativos e conscientização sobre práticas do dia-a-dia para preservação da água, realizado nas redondezas da fábrica.

” Que se você lavar o carro com um balde você economiza 450 litros e também se você lavar a calçada com um balde você economiza 250 litros”, disse Júlio Gabriel, aluno do 5º ano da Escola Municipal Oswaldo Vieira Gonçalves, a respeito das informações que aprendeu no dia da Água. Participaram desse momento colaboradores da Uberlândia Refrescos e os alunos do 5º da referida escola. O primeiro momento aconteceu na sala de aula com uma breve explicação sobre o uso consciente da água e a sua importância e em seguida a turma foi dividida em grupos – acompanhados pelos colaboradores e professores, para o trabalho de campo. “Essa iniciativa é boa porque eles são crianças, então não adianta só ensinar em sala de aula, precisa vivenciar a prática, que é o complemento. A gente ensina e vocês trouxeram para a gente a oportunidade de todos vivenciarmos isso no dia a dia”, disse Lívia Mara Ferreira, professora da escola.

Coca-Cola no Fórum Mundial da Água

Concomitando as ações realizadas pela Uberlândia Refrescos, a Coca-Cola Brasil participou no Fórum Mundial da Água, realizada entre 19 e 23 de março, em Brasília, DF.