No dia 27 de junho, acontecerá o IV Prêmio Compliance Brasil 2019, em Belo Horizonte, às 16h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais – SICEPOT-MG. A Uberlândia Refrescos é uma das empresas finalistas nas categorias: Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade e Gestão Integrada.

O presidente da Uberlândia Refrescos, Alexandre Biagi, estará no evento e participará de uma roda de conversa com outros executivos para abordar sobre compliance.

“Nunca foi tão importante falar sobre compliance no Brasil. A Uberlândia Refrescos tem no seu DNA a ética e a transparência nos negócios, elementos que são indissociáveis para quem quer crescer de forma sustentável no mundo corporativo. Abordar o compliance no contexto brasileiro é fundamental pois, precisamos incentivar o nosso empresariado a estar sempre alinhado com as leis e normas vigentes. Por mais que seja um desafio para as estruturas públicas e privadas, visto que, as constantes mudanças e a insegurança jurídica prejudiquem a tomada de ações, não podemos deixar de lado esse assunto. O IV Prêmio Compliance Brasil vem para reforçar esse compromisso, que nós, como cidadãos precisamos cumprir e disseminar para todos e todas”, diz Alexandre.

O Prêmio

O Prêmio Compliance Brasil tem abrangência nacional e é uma celebração das boas práticas e do controle legal adotados pelas organizações em todo o Brasil. O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Verde Ghaia e está em sua 4ª edição sempre com o objetivo de incentivar as empresas a implementarem práticas sustentáveis em todos os seus processos, valorizando e reconhecendo os projetos que se destacarem através de indicadores e programas de metas.

O objetivo do prêmio Compliance é valorizar e premiar as empresas que realmente buscam o cumprimento voluntário das leis, que possuem critérios de autocontrole e auto-gestão e que busca a sustentabilidade e a integridade através do compliance.

Participam apenas empresas localizadas em território brasileiro, e contam com amostras de aproximadamente 1,5 mil organizações, de grande e médio porte. Elas são avaliadas de acordo com dez categorias:

  • Meio Ambiente;
  • Saúde e Segurança;
  • Segurança de Alimentos;
  • Energia;
  • Qualidade;
  • Responsabilidade Social;
  • Cadeia Logística;
  • Gestão Integrada;
  • Resíduos,
  • Inovação.

Gestão de Compliance na Uberlândia Refrescos

A atualização em tempo real dos requisitos é acompanhada mensalmente pelo departamento do Sistema de Gestão Integrado (SGI) através da plataforma SOGI (plataforma da Verde Ghaia), de forma a evitar multas, notificações e processos administrativos que podem impactar negativamente na continuidade do negócio e na marca Coca-Cola, permitindo que o gerenciamento se dê de forma linear e contínua em todos os níveis e processos da organização.

As melhorias e atualizações são apontadas aos gestores via e-mail, e são tratadas de forma integral, demonstrando o comprometimento da Uberlândia Refrescos com suas partes interessadas.

O presidente juntamente à alta direção da Uberlândia Refrescos demonstra a preocupação com o aculturamento de todos os responsáveis pelo acompanhamento e gestão dos requisitos legais. Para isso, a Uberlândia Refrescos promove treinamentos frequentes com apoio da equipe multidisciplinar do SGI, e realiza reuniões, garantindo o alinhamento e entendimento de todos para interpretar, responder e atualizar os requisitos sob sua responsabilidade.

Além dos controles mensais, são realizadas anualmente (por empresas terceiras) auditorias específicas em 100% dos requisitos legais para comprovar seu atendimento, e verificar o cumprimento de ações alinhadas ao que está descrito na plataforma SOGI e a realidade, além de avaliar produtos e práticas realizadas pela Uberlândia Refrescos.

Sobre a Uberlândia Refrescos

A Uberlândia Refrescos é uma franqueada do Sistema Coca-Cola, de capital 100% nacional, instituída no ano de 1976 em Uberlândia – MG, e se destaca por ter uma gestão preocupada e atuante com a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança de Alimentos e Segurança e Saúde Ocupacional. Por isso, é certificada nas normas internacionais: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e FSSC 22000 (Segurança de Alimentos). Fazem parte da empresa uma fábrica engarrafadora e um centro logístico em Uberlândia, escritórios em Araguari, Frutal, Monte Carmelo, Patrocínio e São Gotardo; unidades em Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba; distribuidores autorizados em Iturama, João Pinheiro e Paracatu; fabricando produtos da marca Coca-Cola e distribuindo produtos da Leão, Heineken e Verde Campo pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos, dentre eles, o prêmio Indústria Sustentável pela FIEMG, Prêmio Qualidade Coca-Cola, Prêmio Quality Brasil, Melhores Empresas para Trabalhar, pelo Great Place To Work; Prêmio Compliance Brasil, Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), esses e outros, além de deter a certificação LEED Platinum, que reconhece construções baseadas em obras sustentáveis. Detém também os selos Solar (Instituto Ideal), Empresa Amiga da Criança (Fundação Abrinq), Empresa Cidadã (CDL Uberlândia) e Empresa Solidária (FIA Patos de Minas).