Em janeiro do ano de 2017, iniciou-se o Programa de Desenvolvimento da área comercial da Uberlândia Refrescos, com o objetivo de implantar o modelo conhecido como “foco do cliente”. As atividades ocorrem na Matriz da empresa e suas Unidades de Negócio, abrangendo todos os colaboradores desta área, para contribuir com a identificação e satisfação das necessidades do cliente.
Uberlandia Ituiutaba Patrocínio Uberaba
Mercado volátil
É notável a constante mudança no mercado, com várias propostas e canais de venda, tudo isso possibilita ao cliente diversas formas de adquirir produtos e serviços. Porém, nesse contexto, com várias ferramentas, tanto o vendedor quanto o cliente se perdem em relação ao objetivo, que é o de aumentar vendas e fidelizar os clientes.
Para minimizar esse dilema, a proposta “foco do cliente” desenvolve a capacidade dos consultores de vendas, sobretudo, a área comercial, de trabalhar concomitante aos desejos dos clientes. Assim, com uma ótica de vendas e consultoria, o profissional que acompanha e estabelece uma postura de parceria com a clientela entende de forma aprofundada e clara o que realmente é necessário para impulsionar resultados e, consequentemente, atestar a qualidade do trabalho realizado.
De acordo com o Gerente Comercial da Uberlândia Refrescos, Jorge Cantarelli, o Programa de Desenvolvimento para a Equipe Vendas, é muito importante, pois desenvolve o profissional da área comercial, seja consultor, supervisor ou coordenador, a compreender seu público-alvo e com isso atingir resultados satisfatórios. “A metodologia aplicada é fundamental para abrirmos os olhos e ouvidos para o cliente e com isso atendermos como se fôssemos uma consultoria apontando acertos e os gargalos dos clientes. Assim, o cliente verá a importância da presença do consultor levando em consideração os apontamentos realizados. Mesmo com essa perspectiva econômica arrochada, o “foco do cliente” auxilia na assertividade das ações propostas”, disse Jorge.
Os parceiros, na implantação deste programa, são, Nege Calil e Edmar Figueira, da Degrau Consultoria. Segundo Nege, o treinamento foi identificado pela Uberlândia Refrescos frente a realidade encontrada no mercado. “Para auxiliar os consultores e supervisores da empresa, acompanhamos a rotina de cada um, participando das atividades internas e externas, e com isso, elaboramos um material personalizado objetivando a necessidade da Uberlândia Refrescos”, explicou.
De acordo com a gerente de talentos humanos da Uberlândia Refrescos, Wanderléia Silva, empresas que têm o seu foco no “Do Cliente” e se propõem a identificar soluções personalizadas, criam valor para o seu negócio.  
O programa está sendo realizado na Matriz e unidades da Uberlândia Refrescos, com diversas práticas para aprendizado, de forma interativa e divertida, levando diversas situações do cotidiano e terá duração até o final do 1º semestre, com 364 horas de trabalho. O próximo encontro será realizado dia 7 de março em Uberlândia| MG.
 
Sobre a Uberlândia Refrescos
A Uberlândia Refrescos, franquia da marca Coca-Cola, com mais de 40 anos de mercado de bebidas e matriz em Uberlândia possui unidades de negócios em Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba. Sua área de atuação abrange cidades no entorno do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A empresa atende direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de consumidores e 20 mil clientes, empregando diretamente mais de 1.300 colaboradores e é reconhecida no mercado por sua transparência e ética nos negócios.
O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos, dentre eles, o prêmio Indústria Sustentável pela FIEMG e o título de melhor franquia Coca-Cola pelas práticas e performance em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.