A gestão da água é uma prioridade para a companhia. Ela implanta uma série de ações para assegurar sua qualidade e maior eficiência no uso e reuso deste recurso natural. O programa Água Limpa estabelece medidas de conservação dos recursos hídricos, que possibilitam reduzir o consumo de água e minimizar as descargas de efluentes, promovendo o uso eficiente em todo o nosso sistema. São elas:

Estação de Tratamento de Efluentes

Para garantir a proteção das fontes mananciais eliminando a contaminação, a Uberlândia Refrescos mantém uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Ela é mista, ou seja, anaeróbio e aeróbio, automatizada, e com excelentes resultados no efluente final. A ETE trata todos os efluentes líquidos (processos, industrial e sanitários) da empresa antes de descartá-los para a rede de efluentes do Departamento Municipal de Água e Esgoto.

Estação de Tratamento de Água

Toda a água utilizada na Uberlândia Refrescos provém de poços semiartesianos e do fornecimento municipal. Após ser armazenada em um reservatório, a água segue para tratamento na ETA - Estação de Tratamento de Água. A Uberlândia Refrescos possui dois sistemas de tratamento de água:

  • Múltiplas barreiras: O sistema de múltiplas barreiras utiliza tanques para Floculação/Coagulação, Cloração, Filtração, Decloração e Polimento Final. 
  • Ultrafiltração: O sistema de ultrafiltração utiliza filtros de membrana com diâmetros de poros de 1 a 10 nm que conseguem remover partículas minúsculas. É uma excelente tecnologia para garantir uma qualidade da água ultrapura consistente relativamente a partículas, bactérias e pirogênicos. O sistema de ultrafiltração é mais moderno, compacto e mais eficiente pois tem uma capacidade maior que o sistema de múltiplas barreiras.

Após o tratamento, a água segue para o processo produtivo (fábrica).