Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alebisa Empreendimentos lançam livro sobre diversidade

“Diversidade: lições e diálogos com os Jovens Aprendizes da Uberlândia Refrescos” traz coletânea de textos escritos por jovens do programa Jovem Aprendiz.

Por Comunicação

13 abril 2022 - 08:35

No dia 13 de abril de 2022, a Uberlândia Refrescos, o Instituto Alexa e a Alebisa Empreendimentos e Participações, realizaram o lançamento do livro “Diversidade: lições e diálogos com os Jovens Aprendizes da Uberlândia Refrescos”, que reúne 45 textos escritos por jovens do programa Jovem Aprendiz, entre 14 e 24 anos. A publicação foi viabilizada através do projeto “Semeando Autores”, da Canal 6 Editora, tem a “diversidade” como tema central, e abordagens sobre os pilares de raça, gênero, orientação sexual, acessibilidade, bullying, entre outros.

O livro é resultado do projeto Geladoteca, que faz parte do programa ViverFeliz.com da Uberlândia Refrescos. Conduzido pelo setor de Responsabilidade Social, o projeto transforma refrigeradores antigos em bibliotecas, abastecidos com livros vindos de doações, para que todos os colaboradores – e suas famílias e amigos – tenham acesso gratuito à leitura.

Em produção desde 2021, o livro “Diversidade” foi construído em etapas, e os jovens participantes tiveram acesso a filmes, podcasts, documentários, e vários materiais que permitissem ampliar o conhecimento para a execução dos textos. Cada Jovem Aprendiz foi auxiliado por um “padrinho” dentro da Uberlândia Refrescos, com acompanhamento próximo do início ao final do projeto.

Cada padrinho conduzia assuntos sobre o tema do livro com seus apadrinhados, cumprindo o papel de auxiliar em leituras, construção textual, pontos de vista mais críticos e assertivos, em um processo de apoio e aprendizado mútuo.

A realização desta obra vem de encontro com demandas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) que a Uberlândia Refrescos pratica. Pautas de diversidade não são mais um diferencial, são uma obrigação das organizações, bem como a manutenção de espaços de trabalho que construam mais igualdade de oportunidades.

Para a gerente de Talentos Humanos da Uberlândia Refrescos Wanderleia Silva, trabalhar com o tema é desafiador, mas também é muito recompensador. “Esta obra tem um valor especial por ter sido conduzida por uma equipe interna da empresa e apresentar os nossos aprendizes como protagonistas do trabalho. Esperamos inspirar e motivar pessoas, sempre com respeito à individualidade, para ter atitudes positivas relacionadas às diferenças. ”, completou.

Alexandre Biagi, presidente da Uberlândia Refrescos, vê na produção do livro uma oportunidade de reflexão para mudanças que a companhia ambiciona. “Queremos ser agentes de transformação, praticando a diversidade interna e externamente, gerando oportunidades para que profissio­nais de todos os backgrounds tenham na Uberlândia Refrescos uma casa e um laboratório de ideias para gerar mudanças que reflitam em toda a sociedade. Não são tijolos que constroem muros. São os preconceitos. ”, finalizou Alexandre.

A primeira edição do livro tem tiragem de três mil exemplares, além de uma versão online gratuita disponível para leitura no site da Uberlândia Refrescos.