Setor de logística inicia projeto com vans elétricas

A empresa, já reconhecida por iniciativas sustentáveis, agora aposta em parceria com a Alsol Energias Renováveis para utilizar veículos 100% sustentáveis.

Por Comunicação

26 junho 2020 - 12:49 | Atualizado em 26 junho 2020 - 16:24

A Uberlândia Refrescos iniciou, no último mês de abril de 2020, em parceria com a Alsol Energias Renováveis, um projeto pioneiro e inovador utilizando vans elétricas abastecidas pela energia do sol. As vans irão atender as demandas de pequenos mercados do setor de logística/distribuição da empresa. O projeto, ainda em fase de testes e com duração de seis meses, é parte de um Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e executado pela Alsol e pelo Grupo Energisa, que incentiva a inserção da mobilidade elétrica no país.

Segundo Leonardo Faria, coordenador de logística da Uberlândia Refrescos, o projeto vai de encontro à visão líder da empresa em sustentabilidade, que já utiliza empilhadeiras, transpaleteiras e paleteiras elétricas, com um pit stop de abastecimento próprio, por exemplo. “A logística é um setor que sempre trabalhou com alternativas sustentáveis para o negócio, então buscamos parceiros para que pudéssemos viabilizar mais uma ideia inovadora, agora com as vans elétricas. Elas são 100% eco eficientes, abastecidas pela Alsol com energia solar de placas fotovoltaicas, e ainda oferecem conforto para os motoristas e comunidade externa, por quase não terem ruído”, explicou.

As vans são abastecidas por energia solar pela Alsol. Foto: Uberlândia Refrescos.

Além de todas as vantagens ambientais, a utilização das vans ainda demonstrou eficiência com as entregas realizadas pelos motoristas. “A demanda atendida pelas vans é menor, até por sua capacidade quando comparada à caminhões, mas mesmo assim, elas mostram um resultado positivo na agilidade para fazer as entregas. Cada van tem três portas traseiras, então independente da condição que o motorista encontrar para estacionar, ele conseguirá acessar os produtos com facilidade”, comentou Gilberto Antônio, supervisor de distribuição da Uberlândia Refrescos.

Todos os motoristas que dirigem a van receberam treinamento específico e identificação, com reconhecimento feito pelo próprio veículo e telemetria monitorada pela Alsol. Para um dos motoristas da empresa, Adriano da Silva, a rotina de trabalho com a van ficou mais confortável e ágil, além de ter percebido uma reação positiva e de curiosidade com os clientes. “A van atende muito bem as minhas necessidades enquanto motorista, e também é uma novidade interessante para nossos clientes. Eles querem saber sobre a autonomia, a forma como ela se movimenta, pedem para ver e tirar fotos, então é um retorno muito positivo para nós”, comentou.

O grande desafio do projeto é a falta de pontos específicos para abastecimento elétrico nas cidades e rodovias, o que faz com que a empresa trabalhe com cautela, avaliando as possibilidades, mas pensando sempre em educar a comunidade através do exemplo. “Este é nosso primeiro projeto com veículos elétricos, e é extremamente relevante para nós, que temos a sustentabilidade como pilar fundamental, mas sabemos que ainda demanda tempo e estudo para que tenhamos uma frota 100% sustentável, além de ser bastante oneroso. Porém, estamos certos de que estamos no caminho do futuro com essa tecnologia, e que em breve será uma cultura completamente instaurada na empresa e na sociedade”, finalizou Leonardo Faria.

Vale ressaltar, ainda, que a Unidade Alexandre Biagi, onde fica o setor de logística/distribuição da Uberlândia Refrescos, é uma construção 100% sustentável, com gestão hídrica, energética e de resíduos, e em 2018 foi reconhecida com a certificação internacional LEED Platinum pela United States Green Building Council (USGBC).